Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

REFLEXÕES TEÓRICO EDUCACIONAIS

Os fundamentos teóricos da educação constituem as bases para a compreensão das dimensões do fenômeno educativo ao longo da história da educação e da escola do ponto de vista histórico, filosófico, sociológico e psicológico. Trazem à luz os conhecimentos pedagógicos historicamente produzidos e sua reflexão sobre os mesmos, situando o homem como sujeito que se mobiliza na história do seu desenvolvimento educacional e mobiliza-se com esta mesma história, mediado pelas transformações do mundo e de si.

A prática pedagógica deve acontecer de maneira encadeada com os fundamentos teóricos da educação, as metodologias de ensino e a leitura que se faz sobre a realidade vivida da escola, da comunidade, do aluno e demais contexto relacionados para que se constitua uma prática pedagógica coerente e consistente e que objetive o desenvolvimento de uma formação cidadã. O processo de reflexão sobre a validade ou não das práticas pedagógicas frente à leitura do real é um elemento indispensável ao posicionamento do educador, pois dentre outros pontos lhe possibilita observar o grau de pertinência entre as vivências evidenciadas no contexto educacional e o planejamento desenvolvido, propondo-se sempre a repensar a ação pedagógica, por meio de um plano flexível, que atinja objetivos convencionados, mas que não despreze as peculiaridades de sua realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário