Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PROJETOS



















Os projetos são inerentes à condição humana, desejosa de recriar, reinventar, reiniciar. Em termos de práticas pedagógicas, o projeto está ligado a novas formas de ensinar e de aprender, introduzindo novos con
ceitos, novas formas de pensar, de agir e de se relacionar, afetando todos os sujeitos do processo educativo. Com a pedagogia de projetos, o aluno aprende a “fazer, fazendo”, aprende à medida em que produz e que reelabora conceitos e cria relações.

Neste processo, como fica o professor? Este se torna o mediador que faz o acompanhamento do processo e guia o aluno, dando-lhe segurança. Cabe ao professor criar situações de aprendizagem que propiciem diferentes tipos de conhecimentos e que motivem as relações interpessoais.

Quanto aos projetos, não há um modelo ideal. O importante é que estejam adequados à realidade dos alunos, tratem de problemáticas de seu interesse e que levem à compreensão, sistematização, formalização e reelaboração de conceitos, numa proposta de trabalho construcionista. Os projetos pedagógicos devem contribuir para aprendizagens significativas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário